fbpx
Troque Você Mesmo a Corrente da Sua Bicicleta!
14 de novembro de 2019
Exercícios de Fortalecimento Para Pedalar
8 de janeiro de 2020

Quer pedalar com as Crianças? Siga essas Dicas.

A bicicleta é um excelente meio de transporte, ótimo para a prática esportiva, para manter a saúde, economizar dinheiro e ajudar o planeta. Mas a bike pode ser muito mais do que isso! Pedalar em família estreita laços e aproxima você dos seus filhos.

Os benefícios do ciclismo para as crianças podem começar bem antes de eles terem a suas próprias bicicletas, mesmo na cadeirinha é possível ensinar hábitos saudáveis, interação com a natureza e o gosto pela prática esportiva.

Mas não adianta simplesmente colocar o seu filho na cadeirinha ou na própria bicicleta e sair por ai, para viver grandes aventuras. Existem alguns cuidados que devem ser levados em consideração.

Qual idade é recomendada?

O ideal é que a criança tenha idade suficiente para ficar sentada sozinha de maneira adequada. Mesmo que o equipamento ofereça estabilidade, é necessário que a criança já tenha adquirido um bom grau de equilíbrio. A recomendação dos especialistas é esperar até que a criança tenha um ano.

Sobre a cadeirinha

Existem dois tipos de cadeirinha: as dianteiras, que suportam até 15 kg e as traseiras, que suportam até 35 kg. A escolha do modelo de cadeirinha vai depender também das características da bike, como altura do guidão e ângulo do quadro, e também do comprimento dos braços do ciclista. É essencial testar os modelos na hora da compra, para garantir que a criança estará confortável na hora de pedalar.

Antes de longos trajetos, faça um período de adaptação.

Lembre-se que você estará carregando o seu filho, então segurança e confiança são importantes. No começo o ciclista vai estranhar o peso ao pedalar e esse peso extra afeta o equilíbrio. Então, não encare o trânsito antes de estar bem adaptado. O ideal é treinar aos finais de semana, quando o trânsito está mais tranquilo.

Se a criança já tiver idade para pedalar sozinha, não esqueça as rodinhas.

Pronto, seu filho já está com idade suficiente para pedalar sozinho e algo que funciona muito bem para esse período de descobertas são as rodinhas.

Mas tenha cuidado, a maioria das rodinhas vêm com hastes de plástico e isso não é muito seguro. O ideal são as com hastes de aço, que são instaladas no eixo traseiro, com porcas e arruelas de segurança, para evitar que se soltem.

Redobre a segurança

Um ciclista que vai pedalar sozinho, sabe que tem que seguir todas as normas contidas no Código Brasileiro de Trânsito, e isso inclui pedalar na faixa da direita, quando não houver acostamento, ciclovias ou ciclofaixas. Quando for pedalar com seu filho, não deve ser diferente. Pois isso fará com que vocês possam ir no ritmo de vocês.

Mantenha seu filho sempre a sua frente ou ao seu lado, para que você possa monitorar a criança o tempo todo, isso fará com que o seu tempo de reação no caso de uma queda seja mais rápido.

Todo mundo com equipamento de segurança.

Seu filho e você devem estar sempre com equipamentos de segurança, principalmente o capacete, até mesmo para o pequeno que vai na cadeirinha. Joelheiras e cotoveleiras para os pequenos que estão dando as primeiras “pedaladas” sozinhos, também é bem interessante.

Ajuste a bicicleta para que seu filho possa pedalar com mais segurança.

Para que seu filho possa pedalar com conforto e segurança, a bicicleta dele deve ser ajustada ao tamanho dele, como a sua é. Então ajuste a altura do selim, das rodas, dos manetes e freios.

Seguindo essas dicas simples você vai pedalar e viver altas aventuras com os seus pequenos.

Gostou do texto? Então compartilhe ele nas redes sociais, deixe seu comentário ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *