fbpx
Como Funciona a Bicicleta Elétrica
9 de outubro de 2019
5 Benefícios de Pedalar
4 de novembro de 2019

Mobilidade, praticidade, agilidade, são conceitos sempre associados a bicicleta elétrica. Cada dia mais pessoas têm investido nesse meio de transporte alternativo para se locomover no caos das grandes cidades. Porém, por ser uma novidade, as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre o tema.

Nos textos anteriores, que você pode ver aqui e aqui, falamos sobre o funcionamento e as regras de utilização da bicicleta elétrica. Nesse texto vamos ensinar a você, como cuidar da sua e-bike.

FIQUE ESPERTO COM A REVISÃO

Por mais que seja uma bicicleta, não é uma bicicleta convencional. Ela deve ser tratada como se trata uma moto ou um carro. Ela é o seu meio de transporte, que vai te levar para qualquer lugar. Então tenha cuidado

Por ser mais delicada que um carro, o ideal é que a revisão seja feita a cada seis meses, em uma oficina especializada, para que a vida útil da sua bike elétrica dure muito mais.

MANTENHA A BICICLETA ELÉTRICA SEMPRE LIMPA

A sujeira desgasta os componentes, diminui a vida útil e afeta a performance da sua e-bike. Portanto, é bom mantê-la sempre limpa.

Mas não é pra sair jogando água sem pensar, é sempre bom lembrar que ela tem componentes elétricos. Use um pano úmido no quadro da bicicleta e uma escova de dentes com querosene para limpar bem as correntes e coroas. Evite produtos químicos fortes.

NÃO ESQUEÇA A LUBRIFICAÇÃO

Se possível faça uma vez por semana. Mas se a vida tiver muito corrida, pode ser feito uma vez por mês, mas não passe disso, para não interferir no desempenho da sua bicicleta elétrica.

As partes que mais sofrem com a falta de lubrificação são a corrente, o movimento central, as suspensões, os pivôs de suspensão, os condutores de cabos, as roscas dos pedais e a base do canote de selim.

DE OLHO NOS PNEUS

A forma como você trata o pneu da sua bicicleta elétrica é muito importante. Pneu que não é calibrado regularmente, tem grande chance de furar. Além disso, uma calibragem bem feita, aumenta a performance da bikes.

Pneus carecas também são um grande risco. Quanto mais careca, maior a chance de furar a câmara de ar. Quanto mais careca o pneu estiver, maior o risco de queda e consequentemente machucados, que vão acabar com o seu rolê.

MANTENHA SUA BICICLETA ELÉTRICA REGULADA.

Manter a regulagem dos parafusos, a correção dos sistemas de freios, principalmente as pastilhas e sapatas é de extrema importância. Sem o ajuste correto, essas peças se desgastam com o tempo e o uso, podem ocasionar problemas em outras peças importantes e, consequentemente prejuízo para você.

BICICLETA ELÉTRICA NÃO É CAMINHÃO.

Observe sempre o limite de peso da sua bicicleta motorizada. O excesso de carga, enfraquece o motor e sobrecarrega os pneus, além de consumir mais bateria.

TENHA CUIDADO COM A BATERIA

A bateria é parte essencial da bicicleta elétrica, então seja sempre muito cuidadoso ao inserir e retirar a bateria, para não causar danos.

Não é necessário esperar a bateria zerar para fazer o carregamento, mas é de extrema importância carregar até que esteja com 100%. Não recarregue em locais molhados ou debaixo de chuva e sempre coloque a tampa do conector após o término.

Seguindo essas dicas, a vida útil da sua bicicleta elétrica vai ser bem maior e você vai aproveitar muito mais as vantagens de ter uma e-bike. Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, entre em contato conosco em nossas redes sociais.

E se você está procurando uma bicicleta elétrica, consulte nossos modelos no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *